sábado, 25 de outubro de 2008

O que é a Banda Euterpe Cachoeirense?


A Banda Euterpe Cachoeirense foi fundada em 25 de outubro de 1856, no distrito de Cachoeira do Campo, em homenagem à padroeira Nossa Senhora de Nazaré. É considerada a 2ª banda civil mais antiga do estado de Minas Gerais em trabalhos ininterruptos. Logo, tem um valor histórico incalculável para a região e também para o próprio Estado.
Cachoeira do Campo é o maior distrito da histórica cidade de Ouro Preto. Fica a 19 quilômetros da cidade e possui uma população em torno de 6000 a 7000 pessoas. É rica na área artística principalmente na música e no artesanato em pedra-sabão.
Euterpe significa a deusa da música e da poesia lírica.
Trata-se de uma sociedade civil, de direito privado, sem nenhuma finalidade econômica, política, religiosa e de utilidade pública. É uma associação amadora, não recebendo seus componentes, músicos, amadores e diretores, qualquer remuneração. Tem por objetivo o ensino e divulgação da arte musical.
Declarada de utilidade pública pela lei nº 50/90, de 29 de novembro de 1990, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
É inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social do MEC, sob o nº 60560/64.
Foi contemplada honradamente pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, em 24 de junho de 1998, com a MEDALHA DE HONRA DO TRICENTENÁRIO DE OURO PRETO, representando, como a mais antiga, as bandas de música do município. Esta comenda foi criada pelo decreto municipal de nº 13/98 e Ouro Preto é o município mineiro com maior número de bandas de música civis.

Nenhum comentário: